Estilos gerenciais



A base conceitual do APCP parte da tese de que há quatro estilos gerenciais predominantes:

 

Empreendedor - Caracteriza-se pela independência na forma de agir e decidir. De estilo diretivo, influencia pessoas pela força do caráter, persistência e determinação. Realizador, destemido e ousado, tende a atuar de forma mais impaciente na busca de resultados, não se esquivando de correr alguns riscos.
 Sai na frente e seu exemplo conduz a equipe ao resultado. Perfil indicado para implantação, onde haja necessidade de convencimento, de orientações e envolvimento das pessoas. Indica facilidade para estruturar planos de ação e argumentar.

 

Analítico - Influencia os outros a partir de argumentos lógicos, dados concretos e consistentes e metodologias. Analisa os fatos sob os mais diferentes ângulos antes de tomar decisão. Trabalha prioritariamente com planejamento e estruturação. Prático , detalhista, organizado e pontual prima pela precisão dos dados, apegando-se a fatos e à lógica, inclusive para ganhar uma discussão.   Revela facilidade para estabelecer procedimentos e formar pessoas para atividades pré-formatadas. Seu relacionamento pode ser distante, mantendo contato cauteloso com as pessoas.

 

Desenvolvedor - Preocupa-se em estabelecer relacionamentos pessoais amigáveis e confiáveis com as pessoas. Conciliador, amistoso, flexível e de fácil adaptação.  De estilo persuasivo, tende a utilizar seu prestígio com as pessoas para obter apoio para atingir os resultados esperados. Espirituoso e sociável consegue com facilidade o que quer. Tende a influenciar pessoas pela abordagem amistosa, atendimento pessoal, elogios e prestatividade. Valoriza genuinamente as pessoas e estimula constantemente seu desenvolvimento.

 

Agregador - Caracteriza-se como um facilitador de times. Influencia os outros pela determinação e consistência de seu desempenho. Busca resultados através de uma atitude persistente de continuidade. Organizado, metódico, moderado, amável nos relacionamentos. Não gosta de lidar com o novo, embora se esforce para aderir a novas situações e orientações.  Procura dar suporte a todos, buscando concordância e coesão entre os membros de sua equipe. Tende a chamar para si a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem preocupando-se em estimular as pessoas.  Compartilha suas metas e apóia as iniciativas da equipe.

 

Tais características não são necessariamente excludentes. Na prática, ninguém apresenta, por exemplo, um comportamento cem por cento conservador o tempo todo e sob qualquer circunstância. Cada pessoa traz, em seu modo de pensar e agir, uma mescla desses quatro estilos. O que varia é o grau de preponderância de algum desses estilos sobre os demais. Com a aplicação do APCP, pode-se descobrir exatamente em que proporção esses estilos gerenciais se manifestam em cada analisado.

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